Acredito que muitos têm um certo “preconceito” em conhecer Portugal, por achar que a Europa tem muitas opções melhores ou porque pensam que lá não tem tanta coisa bacana pra se ver. É aí que se enganam, posso dizer com toda certeza que Portugal foi um dos lugares mais legais que eu já conheci , com paisagens e praias bonitas, pessoas educadas, clima bom e sem sombra de dúvidas, o melhor lugar para se comer da Europa.
Nesse post vou falar de Lisboa em específico, qualquer outro dia comento também sobre Sintra, Cascais e Cabo da Roca.
Lisboa é uma das principais capitais Européias, onde se encontra o lado antigo e charmoso e uma parte moderna e com ótima infra-estrutura. Muitos lugares bonitos, metrô excelente e muitooo limpo e conservado (pelo menos nas estações que eu passei) e excelentes restaurantes. Ahh, e em comparação com o restante da Europa, tudo é muito barato!!! Pros mochileiros, a Ryanair infelizmente não desce em Lisboa, mas, a Easyjet oferece vários vôos de diferentes destinos com preços muito baixos.
|
Praça do Comércio |
Onde passear: Na região de Belém, a primeira parada obrigatória é no Mosteiro dos Jerônimos que foi considerado patrimônio mundial pela UNESCO e tem instalações e uma igreja muito bem conservada. É muito bonito e vale a pena conhecer dentro, a entrada custa em torno de 5 euros. Ao lado do mosteiro, um museu naval com várias embarcações antigas. A Torre de Belém também fica perto e subindo nela se pode ter uma vista muito bonita da cidade. Nessa região também está o monumento Padrão do Descobrimento.
|
Interior Mosteiro dos Jerônimos, Torre de Belém com minha companheira do Portuga Lola, Monumento Padrão do Descobrimento e Pastéis de Belém |
Na região mais central da cidade, temos algumas paradas obrigatórias: Praça do Comércio, a Praça do Rossio, onde tem o Elevador Santa Justa com uma vista top da cidade. Também, logo ao lado, o Teatro de D. Maria II (que por sinal é muito bonito). Nessa região, existem alguns shoppings e muitas lojas conhecidas (Zara, H&M, etc). O Bairro Alto e o Chiado, onde existem vááárias cafeterias e bares e que está lotado todos os dias à noite. É o ponto de encontro de jovens, turistas, estudantes erasmus, etc.
|
Vista do elevador Santa Justa. Rossio e no fundo à esquerda o Teatro D. Maria II |
O Castelo de São Jorge é bem bacana também e de lá se pode avistar toda a cidade de Lisboa. Entretanto, os castelos de Sintra e Cascais são bem mais bonitos (falarei em um outro post).
Por fim, o Parque das Naçoes é a parte “moderna” da cidade, onde tem o Shopping Vasco da Gama (muitas lojas boas também), o Oceanário de Lisboa que é considerado um dos maiores da Europa, vários prédios comerciais e hotéis luxosos. A arquitetura dessa parte da cidade é impressionante. Tudo muito bonito e moderno.
|
Shopping Vasco da Gama, edifícios comerciais e abaixo Oceanário. |
E por fim, vamos ao que interessa.
Onde Comer: Os pasteis de Belém na própria região de Belém é obrigatório pra aqueles que gostam. O sabor é diferente dos que já comemos por aqui. Muito bom.
Há um restaurante brasileiro em Lisboa que se chama Chimarrão. Eles servem rodízio ou pratos Express. A comida é muitoooo boa e muitoooo barata. Um prato executivo com arroz, feijão, fritas e picanha (são generosos nas fatias e a carne muito saborosa), custa em média 5 euros. Vale muito a pena, fomos lá varias vezes hahahahah. Fica em um shopping muito próximo ao elevador Santa Justa. Endereço: R. 1º Dezembro 97, 1200 Lisboa, Portugal.
O Café A Brasileira, na Rua Garrett no Largo do Chiado, tem a estátua de Fernando pessoa na porta que é ponto chave pra todos os turistas tirarem uma foto e tomar um bom café.
Pros que são fã de bacalhau, não podem deixar de comer a famosa bacalhoada Portuguesa. Muitas pessoas dizem que se pode encontrar o melhor bacalhau de Lisboa no Restaurante A Licorista o Bacalhoeiro que fica na Rua dos Sapateiros, 222 - Lisboa – Baixa, bem próximo também do elevador Santa Justa. Além do bacalhau, eles servem vários pratos da culinária lusa e vale a pena conhecer.
|
Bacalhau Grelhado - O Bacalhoeiro |
Onde ficar: A cidade conta com uma boa infra-estrutura de hotéis e albergues. Ficamos em um hostel muito bem localizado, na Rua Augusta, 89. Travellers House é o nome deste hostel que em 2009 ganhou prêmio do melhor Hostel do mundo e várias vezes foi eleito o melhor de Portugal. As instalações são muito boas, o staff agradável e educado, café da manhã bem servido e o preço da estadia muito bom (em torno de 17 euros nos melhores quartos). Vale a pena!
Nuhhh escrevi demais né? Hahaah Espero que tenha ajudado aqueles que planejam uma viagem à Portugal e convencido aqueles que nunca foram ou sequer tinham vontade de ir. Qualquer dúvida entrem em contato comigo!
Bom fds à todos!!